Hevylite® monitora o mieloma múltiplo com rapidez e precisão

Além do Freelite®, outro produto da Binding Site é fundamental para o monitoramento de pacientes com mieloma múltiplo: o Hevylite®. Composto por um conjunto de testes laboratoriais séricos exclusivos, o exame é mais preciso, rápido e sensível do que os métodos mais tradicionais, como a imunofixação.

Tecnicamente, o Hevylite® é descrito como um teste de anticorpos policlonais séricos para gamopatias monoclonais de imunoglobulinas intactas – o que inclui o mieloma múltiplo. É justamente por atuar nas imunoglobulinas intactas que o Hevylite® e o Freelite® são complementares no monitoramento desse tipo de câncer.

“Na estrutura das imunoglobulinas, existe uma parte que fica entre a cadeia leve e a cadeia pesada chamada epítopo. O Freelite® identifica esse epítopo quando a cadeia kappa ou lambda está livre ou desligada da cadeia pesada da imunoglobulina inteira. Já o Hevylite® possibilita a quantificação dos epítopos ‘escondidos’ entre as cadeias pesadas/leves quando ambas as cadeias estão juntas, auxiliando na identificação de concentrações anormais”, explica a diretora científica da Binding Site Brasil, Elyara Maria Soares.

Uso

Assim, o Hevylite® é utilizado no monitoramento de pacientes que já receberam o diagnóstico de mieloma múltiplo e cujo tipo de imunoglobulina envolvida já foi descoberto – seja ela IgG, IgA ou IgM.

A partir disso, a Binding Site tem seis kits do Hevylite®, cada um funcionando como biomarcador das cadeias leves kappa ou lambda ligadas à cadeia pesada dos três diferentes tipos de imunoglobulinas.

Vantagens

O Hevylite® possui uma série de vantagens em comparação com os exames mais tradicionais.

. 100% automatizado: o que elimina a subjetividade dos resultados e uma possível dificuldade de interpretação presente em testes tradicionais, como a imunofixação e, em alguns casos, a eletroforese. Mais precisão e rapidez.

. Alta sensibilidade: o Hevylite® é muito sensível, o que pode facilitar a identificação e quantificação de amostras de pacientes que tenham baixa produção de proteína monoclonal, bem como de possíveis alterações clonais.

. Identificação da razão de HLC: o exame pode indicar a presença da doença residual mínima, uma vez que possibilita uma indicação precoce da recaída por meio da razão das cadeias leves e pesadas (HLC). A identificação desse par não envolvido e supressão do mesmo é de extrema importância no monitoramento da doença, pois leva a valores anormais da razão.

Diretrizes

O Hevylite® está nas diretrizes do Grupo de Trabalho Internacional do Mieloma (IMWG, na sigla em inglês) tanto no monitoramento do mieloma múltiplo, quanto no acompanhamento de gamopatias monoclonais de significado indeterminado (MGUS, na sigla em inglês).

Como se sabe, o MGUS é uma condição física que na maioria dos casos sequer desperta algum sintoma ou problema de saúde, mas que pode acarretar problemas patológicos crônicos – e mesmo evoluir e se tornar um mieloma múltiplo.

“O Hevylite® é o mais preciso, rápido e sensível biomarcador de imunoglobulinas do mercado. Por ser totalmente automatizado, a leitura dos resultados é mais simples e não demanda uma mão de obra extremamente especializada. Além disso, o exame pode auxiliar na identificação de casos duvidosos/mais difíceis ou não identificados realizados pela técnica de imunofixação de proteínas”, argumenta a diretora científica da Binding Site Brasil.

Contato

Quer saber mais sobre o Hevylite® e outros produtos da Binding Site Brasil? Fique à vontade e entre em contato.