A Binding Site lançou recentemente o Centro de Treinamento e Serviços para a América Latina. Fruto de um extenso e elaborado trabalho, a iniciativa vai possibilitar que os parceiros dos países da América Latina realizem no Brasil os treinamentos de suporte técnico e científico necessários aos produtos da empresa.
Com uma equipe focada na melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças raras, como Mieloma Múltiplo e Esclerose Múltipla, a Binding Site inseriu no mercado soluções médicas inovadoras que aprimoram o diagnóstico especializado e o manejo dos pacientes com cânceres do sangue ou doenças imunológicas.
Os produtos são disponibilizados aos profissionais de clínicas e laboratórios do mundo todo. Recentemente, a empresa também lançou um teste sorológico exclusivo para diagnóstico da Covid-19, com quantificação simultânea de IgA, IgG e IgM, o que aumenta a segurança dos resultados.
A nova possibilidade de contar com distribuidores treinados pelo fabricante no Brasil reduz o custo para os parceiros da América Latina e gera mais autonomia, o que reflete na qualidade do serviço prestado na ponta. Até então, os treinamentos eram realizados exclusivamente na Inglaterra.
“Nem sempre os profissionais do mercado dominam o inglês. E com o novo Centro de Serviços da Binding Site os treinamentos poderão ser oferecidos em espanhol, em português ou em inglês, de acordo com as necessidades de cada um. Esse é um grande diferencial”, ressaltou o coordenador de Serviços de Campo da Binding Site, Rodrigo Biondo.
Training the trainer
Engenheiro eletricista graduado pela USP, Biondo entrou na Binding Site há mais de dois anos justamente com a missão de estabelecer o Centro de Treinamento e Serviços para a América Latina. A estruturação do Centro, naturalmente longa por obedecer um processo criterioso do sistema da qualidade, levou um pouco mais de tempo devido à pandemia que, contudo, não foi um empecilho para que o projeto se concretizasse com sucesso.
O primeiro país a ser treinado no Brasil foi a Costa Rica. O projeto piloto, chamado pela matriz de “Training the trainer”, foi totalmente monitorado pela equipe inglesa. Com isso, o Brasil está habilitado a treinar os engenheiros e assessores científicos dos distribuidores da América Latina.
“A equipe foi bem criteriosa ao longo do processo, justamente para garantir os altos padrões de qualidade da Binding Site. Agora estamos aptos a seguir em frente com maior independência”, explicou o engenheiro.
Fundada por pesquisadores da Universidade de Birmingham, há mais de 25 anos a Binding Site consolidou seus alicerces científicos, apoiando a pesquisa e o desenvolvimento na área de diagnósticos, respondendo às necessidades em constante mudança de pacientes, pesquisadores e médicos.
Ambiente equipado
O ambiente onde o Centro de Treinamento e Serviços para a América Latina está instalado, já na nova sede da Binding Site, em São Carlos (SP), foi equipado com todos os instrumentos necessários à realização do treinamento, que é direcionado ao analisador bioquímico Optilite®, equipamento de diagnóstico que utiliza insumos Binding Site para processar as análises.
“Nós receberemos, no máximo, dois profissionais ao mesmo tempo para que seja possível dar a devida atenção a cada um e tirar as dúvidas. Serão fornecidas as ferramentas necessárias para capacitá-los na operação deste equipamento, tão essencial para a realização dos procedimentos de análise”, explicou Biondo.
O Optilite® é um equipamento de bancada que cria simplicidade a partir de processos analíticos complexos. A realização dos treinamentos no Brasil é uma solicitação antiga dos distribuidores e poderá ser usufruída não apenas pelos novos parceiros, mas também pelos antigos, que serão beneficiados no sistema de reciclagem profissional.
“Isso tudo revela a visão da Binding Site Brasil, que investiu não só no espaço, mas também em aspectos regulatórios e em treinamentos no exterior, tudo para facilitar a vida dos parceiros da América Latina. A empresa acreditou que esse era o caminho para ampliar o serviço de qualidade já oferecido a fim de melhorar a vida dos pacientes que necessitam de rápido diagnóstico e monitoramento das doenças. Agora é hora de todos colherem os frutos desta iniciativa”, finalizou Biondo. Para saber mais detalhes sobre os treinamentos, entre em contato conosco.