Você está visualizando atualmente VaccZyme®: vantagem do exame foi assunto de webinar sobre avaliação imunológica

VaccZyme®: vantagem do exame foi assunto de webinar sobre avaliação imunológica

Teste simples, preciso, semiautomatizado e capaz de gerar grande economia. Essas são as características do VaccZyme®, exame da Binding Site que faz a avaliação sorológica de resposta a diferentes tipos de vacinas pneumocócicas conjugadas – aquelas que, em geral, tomamos na primeira infância e nos protegem contra doenças provocadas por pneumococos como a meningite, a pneumonia, otites, sinusites, entre outras.

O exame também é fundamental para a confirmação do diagnóstico de vários tipos de Erros Inatos da Imunidade, uma vez que portadores desses transtornos apresentam baixa produção de anticorpos mesmo depois de tomarem as vacinas. Em casos mais graves, sequer há detecção de imunoglobulinas.

A importância de se fazer a melhor testagem possível para auxiliar o quanto antes pacientes com os Erros Inatos da Imunidade foi tema do webinar “Infecções Respiratórias: Avaliação Imunológica na Infecção Pneumocócica”, realizado dia 16 de fevereiro em parceria da Binding Site Brasil com o laboratório Immunogenic.

“Os kits da Binding Site são bem padronizados e permitem uma avaliação detalhada, que facilita bastante o diagnóstico”, observou o médico e imunologista Dr. Antonio Condino-Neto, Chief Medical Officer da Immunogenic, convidado especial do encontro.

Como funciona

A grande vantagem do VaccZyme® frente a outros produtos é que nosso exame possibilita a avaliação de todos os 23 tipos de sorotipos passíveis de detecção após a aplicação das vacinas pneumocócicas conjugadas. Outros testes disponíveis no mercado nacional detectam 7, no máximo 14 sorotipos.

Além disso, a avaliação é feita simultaneamente para os 23 sorotipos, com uma resposta única, que aponta a concentração total de anticorpos a partir de uma nota total. A economia de tempo e dinheiro é significativa, uma vez que não é necessário se fazer testes para cada tipo diferente de sorotipo em um primeiro momento.

Assim, em pacientes que apresentam uma concentração total de anticorpos inferior a 38,2 miligramas por litro, é certo afirmar que não houve, ou houve uma resposta baixa à vacina e que, por isso, trata-se de um caso de Imunodeficiência Primária.

Pacientes com concentração total superior a 96,1 miligramas por litro apresentam boa resposta de anticorpos; dessa maneira, têm o diagnóstico para Imunodeficiência Primária descartado.

Somente àqueles cujo teste ficou na zona intermediária, entre 38,2 e 96,1 miligramas por litro, é preciso fazer uma testagem individual para cada sorotipo, a fim de se tirar uma conclusão definitiva.

“Toda abordagem é feita de maneira mais rápida e em uma melhor relação custo-benefício”, afirmou Condino.

Erros Inatos da Imunidade (Imunodeficiências Primárias)

São distúrbios herdados geneticamente que predispõem as pessoas afetadas a infecções recorrentes – e graves, em alguns casos.

Elas são mais comuns do que se imagina. O assunto, inclusive, já foi tema de outro webinar da Binding Site Brasil, com participação da professora Dra. Anete S. Grumach, pesquisadora e responsável pela Disciplina e Laboratório de Imunologia Clínica do Centro Universitário FMABC.

Na ocasião, ela afirmou que antes se pensava que as imunodeficiências atingiam um indivíduo para cada grupo de 10 mil. Hoje, constatou-se que a frequência é de um em cada 1,2 pessoas. Até 2020, foram levantados 430 defeitos genéticos, causadores de 404 doenças imunológicas (alguns defeitos causam a mesma doença).

Apesar da variedade de patologias, em metade dos casos dos Erros Inatos da Imunidade o problema é o mesmo: deficiência de anticorpos. Trata-se também do tipo mais complexo e de difícil avaliação; por isso, o VaccZyme® é de extrema importância ao diagnóstico.

O tratamento consiste no uso de antibióticos ou mesmo na terapia de reposição de imunoglobulinas.

Conteúdo completo

O webinar “Infecções Respiratórias: Avaliação Imunológica na Infecção Pneumocócica” está disponível em nosso canal no YouTube. Acesse aqui.

Ficou alguma dúvida? Sinta-se em casa e entre em contato.