Tecnologia é a palavra-chave na produção dos testes para diagnósticos especializados fabricados pela Binding Site. Destinados a três importantes áreas da Saúde – Gamopatias Monoclonais, Esclerose Múltipla, além de Imunodeficiências Primárias/Secundárias, os kits de diagnóstico carregam em si muitos anos de pesquisa e conhecimento, além de uma colaboração especial: a das ovelhas.
Tudo funciona de modo muito organizado e com um processo consolidado, que conta com equipes em atuação todos os dias da semana, durante mais 10 horas por dia, para garantir o bem-estar dos animais e a qualidade dos testes. Uma ação está diretamente ligada à outra.
Os ensaios de anticorpos da Binding Site utilizam diferentes métodos para a detecção de gamopatias monoclonais e a determinação do estado imune. Os testes laboratoriais são realizados para ajudar no diagnóstico e monitoramento das doenças, bem como para fornecer informações prognósticas em várias condições diferentes.
Tudo com o objetivo de facilitar a vida dos médicos nesse processo desafiador de diagnosticar as doenças e direcionar o tratamento de seus pacientes, para que eles possam ter uma condição de vida mais amena e mais próxima do normal. A educação, a colaboração e a inovação estão no DNA da Binding Site.
E o que as ovelhas têm a ver com os kits da Binding Site?
Tudo. Os produtos da empresa utilizam antissoros policlonais altamente específicos de ovelhas, que reconhecem a mais ampla variedade de epítopos, permitindo a medição precisa das amostras.
Os epítopos, também chamados de determinantes antigênicos, são a menor porção de antígeno com potencial para gerar resposta imune. É nesta área que os anticorpos (linfócitos B) se ligam à molécula do antígeno. Os antígenos geralmente contêm muitos epítopos que podem ser diferentes entre si ou podem ser estruturas moleculares repetidas.
As cadeias leves livres encontradas nas gamopatias monoclonais são altamente polimórficas, apresentando uma ampla variedade de epítopos kappa e lambda. O ensaio de anticorpos policlonais Freelite®, por exemplo, é capaz de detectar 100% dos casos de Mieloma Múltiplo de cadeia leve, justamente devido à sua capacidade de reconhecer essa ampla variação.
É um pouco técnico, mas é assim, com muito conhecimento e avançados recursos tecnológicos que tudo é cuidadosamente preparado na empresa. A alta sensibilidade analítica é obtida em muitos dos ensaios, graças à utilização de antissoros policlonais conjugados com partículas de látex.
Onde todo esse processo é realizado?
Assim como os outros produtos da Binding Site, a produção do anticorpo policlonal utilizado nos reagentes inicia-se nas fazendas dedicadas à criação das ovelhas, em Vermont, nos Estados Unidos.
A equipe da Binding Site tem um verdadeiro encantamento por essas ovelhas que são cuidadosamente tratadas nas fazendas destinadas à imunização, com amostras provenientes de pacientes com a doença.
Após diversas etapas, ocorre a purificação do material e a finalização do reagente com antissoro específico para as cadeias leves livres kappa e lambda. Já as etapas de purificação, testagem, embalagem final e despacho para as filiais, distribuidores e clientes é realizada em Birmingham, no Reino Unido, onde localiza-se a matriz da empresa.
O antissoro específico é usado não só para a produção dos reagentes para o Freelite®, mas também para o Hevylite® e para a maioria dos produtos do menu de exames da Binding Site.
Quer saber mais sobre a nossa tecnologia ou sobre os nossos produtos, clique aqui e entre em contato conosco.