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Binding Site propõe roteiro de ações no mês de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo

No mês de março, instituído pela International Myeloma Foundation (IMF) como o mês de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo (MM), a Binding Site propõe uma série de ações a fim de ampliar a divulgação sobre a doença e alertar sobre os seus sintomas. A ideia é que esse roteiro possa despertar a atenção das pessoas em relação à doença, contribuindo para que se faça um diagnóstico precoce. 

Especializada em soluções médicas inovadoras que aprimoram o diagnóstico precoce e o monitoramento dos pacientes com cânceres do sangue e doenças imunológicas, a Binding Site é a fabricante do Freelite®, exame para quantificação de cadeias leves livres kappa e lambda no soro.

O Freelite® mudou o paradigma do diagnóstico e do tratamento de pacientes com transtornos de célula B, como o Mieloma Múltiplo. O exame foi reconhecido pelo Grupo Internacional de Trabalho sobre Mieloma e incorporado às suas diretrizes, depois que mais de 3 mil publicações comprovaram a sua utilidade clínica.

E justamente por ter uma equipe focada na melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças raras, como o MM, é que a Binding Site criou esse roteiro de ações no mês de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo. A iniciativa tem parceria com a IMF.

Roteiro de ações – conscientização sobre o Mieloma Múltiplo

Estimule a resiliência

A primeira sugestão do roteiro tem o objetivo de mostrar apoio às pessoas afetadas pela doença e estimular a resiliência. A proposta é realizar pequenas ações a cada dia, durante todo o mês de março, com foco na melhoria da saúde e na qualidade de vida.

As ideias incluem assistir ao nascer do sol, elogiar alguém, conversar com um amigo ou familiar, iniciar um diário de gratidão, ir para a cama 30 minutos mais cedo do que o habitual, praticar o hobby favorito, meditar e dizer não a algo estressante. 

A proposta é que sejam ações simples, justamente para torná-las factíveis para pacientes já diagnosticados com o Mieloma Múltiplo, tirando um pouco o foco dos sintomas e despertando a atenção para as ações simples e gostosas da vida. A recomendação é que sejam praticadas – uma por dia – não só pelo paciente, mas por seus familiares para que possam se solidarizar com quem passa pelo desconforto.

Compartilhe suas experiências

A Binding Site, em parceria com a IMF, incentiva que você compartilhe suas experiências, seja postando uma foto com a ação do dia ou apenas comentando sobre ela. O intuito é encorajar outros pacientes e seus familiares a participar também. 

O uso de hashtag é recomendado para que as publicações sejam facilmente identificadas e localizadas. Algumas sugestões são: #mielomamultiplo #guerreiromieloma #conscientizaçãosobremieloma #bindingsitesobremieloma.

Divulgue as estatísticas

Você sabia que, no momento do diagnóstico, 70% dos pacientes com MM sentem dor nas costas? 

Divulgar um post com estatísticas assim, é uma forma de alertar as pessoas que sentem dor nas costas com recorrência. Consequentemente, a pessoa vai querer saber mais informações sobre o assunto.

No site do Freelite® há diversas informações que podem ser compartilhadas. No artigo “O exame que provocou uma revolução no tratamento do Mieloma Múltiplo” a Dra. Vânia Hungria, professora de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e cofundadora da IMF, apresenta estatísticas interessantes sobre os pacientes diagnosticados com MM.

Em nosso blog, há outras matérias sobre o Mieloma Múltiplo que podem ajudar a informar seus amigos, familiares e a comunidade, aumentando a conscientização sobre a doença. Uma delas aborda a questão da vacina contra a Covid-19 em pacientes que têm MM. Aqui também vale usar hashtags padronizadas.

Enfim, essas são algumas das iniciativas sugeridas para aumentar a conscientização sobre a doença, mas você pode criar as suas. O importante é participar.