Resiliência: a força que nos acompanha e nos permite ver um futuro promissor

Sem dúvida alguma, 2020 deixou marcas profundas em todos nós. Uns mais, outros menos, mas todos sofreram com a pandemia e suas consequências. Na nossa empresa, a Binding Site Brasil, não foi diferente. Tivemos jornadas de trabalho alteradas, desafios logísticos para receber e entregar produtos, clientes vivendo grandes turbulências. Mas o que nunca nos falta é resiliência diante de nossos desafios.

Desde 2014 temos trabalhado arduamente para disponibilizar nossas tecnologias (algumas delas únicas no mundo) ao mercado de diagnósticos in vitro brasileiro. A jornada tem sido longa. Começou com os aspectos legais e sanitários inerentes à natureza do nosso negócio, passando pelos desafios de interlocução e negociação juntos aos grandes grupos de medicina laboratorial, mobilização e atualização das fontes pagadoras (seguros saúde e convênios médicos), até chegar àquilo que mais nos dá prazer: a disseminação de conhecimento para os públicos de interesse (médicos e pacientes). 

Somos apaixonados por isso e estamos conseguindo, por meio de muita resiliência, impactar positivamente a vida de pacientes que possuem doenças raras e diagnóstico complexo como Mieloma Múltiplo e Esclerose Múltipla. 

Ao longo de 2020, consolidamos nossa presença nos principais grupos de medicina diagnóstica do Brasil, permitindo que os exames recomendados pelas diretrizes médicas nacionais e internacionais não mais precisem ser feitos no exterior. Isso agiliza e garante maior segurança dos resultados. 

Colhemos frutos de nossa dedicação também por meio de nossos parceiros, o que irá resultar em benefícios para médicos e pacientes. Uma parceria entre a Binding Site e o laboratório Neurolife vai ampliar as possibilidades de diagnóstico da Esclerose Múltipla (EM). Já a parceria com a Enzipharma Diagnóstica, estabelecida há mais de 4 anos, resultou em mais uma importante conquista em 2020: o teste Freelite® será introduzido no INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, por meio de uma licitação vencida por nossa parceria.

Ainda em 2020 inauguramos nossa nova sede. Moderna e alinhada aos nossos valores corporativos de inovação e cooperação, ela está preparada para suportar o crescimento dos próximos 5 anos. 

Diferentemente das maiores empresas de diagnóstico que visam basicamente implementar linhas de produção e gestão de escala nos clientes, nós temos o paciente como foco. Participamos ativamente de ações junto às associações de pacientes, temos estreito contato com praticamente todos os médicos líderes de opinião dentro das especialidades em que atuamos e disponibilizamos painéis completos de exames inovadores que, sim, geram impacto positivo no diagnóstico e tratamento de enfermidades hoje sem cura. 

Confiante em nossa missão de liderar o mercado de medicina diagnóstica especializada, nossa matriz na Inglaterra está finalizando o desenvolvimento de uma nova linha de produtos que contribuirá, sobremaneira, para chegarmos, em aliança com a indústria farmacêutica, à cura dessas doenças. Trata-se da aplicação do método de espectrometria de massas para quantificar proteínas plasmáticas. Através dessa nova plataforma, ofereceremos exames com sensibilidade e especificidade diagnóstica extremamente superiores ao que existe hoje. Sim! Estamos prestes a revolucionar o mercado de diagnóstico e monitoramento de proteínas plasmáticas.

Tudo isso nos traz muita motivação para seguir nossa trajetória de resiliência a fim de disponibilizar o que há de melhor ao mercado de diagnóstico in vitro brasileiro. 2021 promete!

Fulvio Facco, diretor geral da Binding Site para a América Latina