O Freelite®, exame para quantificação de cadeias leves livres kappa e lambda no soro, será distribuído em mais três estados do Brasil: Maranhão, Piauí e Ceará. A iniciativa amplia as possibilidades de diagnóstico de Mieloma Múltiplo (MM), Esclerose Múltipla (EM) e das Gamopatias Monoclonais de Significado Indeterminado (GMSI ou MGUS).
Além dele, todo o menu de testes da Binding Site será disponibilizado. Com isso, o diagnóstico das imunodeficiências primárias também será facilitado, já que a empresa é especializada em proteínas plasmáticas, atuando diretamente na área de imunologia.
Os novos distribuidores – Diagprime e DNE – disponibilizarão, ainda, a Optilite®, plataforma para quantificação de proteínas especiais, onde o Freelite® e outros testes da Binding Site são processados. A expectativa é que os novos parceiros possam fazer diversos contatos para inserir o Freelite® nessas regiões.
“Essa é uma notícia muito positiva não só para a empresa, mas também para os laboratórios que querem ampliar sua cartela de exames e atingir novos clientes, para os médicos, que terão um teste eficaz para auxiliar o diagnóstico dessas gamopatias, e principalmente para os pacientes, que terão mais chance de um diagnóstico precoce, sendo direcionados para um tratamento mais assertivo”, destaca a Diretora Científica da Binding Site, Elyara Maria Soares.
Diagnóstico com o Freelite®
Com 20 anos de reconhecimento em diagnóstico e monitoramento do Mieloma Múltiplo, inclusive com indicação da FDA (Food and Drug Administration) para esse fim, o Freelite® é um exame que quantifica as cadeias leves livres no soro, sendo capaz de detectá-las tanto em seus níveis normais (não elevados), quanto em níveis mais baixos do que a concentração normal.
Sabemos que no Mieloma Múltiplo, um plasmócito específico se multiplica em grande número, podendo causar produção excessiva de um tipo de imunoglobulina (um tipo de clone), que é formada estruturalmente por duas cadeias pesadas (de cinco subtipos: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE) e duas cadeias leves livres (kappa e lambda).
Com a utilização do Freelite® para a detecção das cadeias leves livres no sangue, o resultado é obtido de modo rápido, seguro e eficaz.
O exame passou a ser muito recomendado também porque detecta níveis levemente aumentados de cadeias leves livres mesmo quando essas quantidades (ou concentrações) não são identificáveis/detectáveis por outros testes que aferem a proteína M, incluindo a eletroforese de proteína do soro (EPS) e eletroforese de proteína de urina (EPU).
Na mesma linha, o Hevylite® quantifica as cadeias leves pesadas das imunoglobulinas e serve para o monitoramento da situação do paciente já diagnosticado.
A Binding Site também fabrica kits para avaliar o sistema imune – IgA, IgM, IgG, IgD , IgE e as subclasses de IgG e IgA, além dos kits para complemento (CH50, C1 inativador, C1q, C2, C3c e C4).
E todos são processados na Optilite®. De tamanho compacto e com software intuitivo, a plataforma garante simplicidade e eficiência aos processos analíticos complexos, otimizando o fluxo de trabalho e gerando resultados mais assertivos, o que torna o processo mais eficaz.
Expansão territorial e diagnóstico precoce
A expansão da Binding Site para outros estados aumenta muito as chances de diagnóstico precoce de doenças como MM, EM e das imunodeficiências, o que é muito positivo, já que em todos os casos, os sintomas podem ser confundidos com outros tipos de infecções, e não há um exame único para determinar tais doenças.
O Freelite® é um potencial auxílio nesse processo, viabilizando um diagnóstico rápido e preciso. Sem contar que, quando utilizado para o monitoramento da doença, ajuda a direcionar o tratamento.
A Binding Site atua em todo o país com a operação via filial, localizada em São Carlos, município no interior de São Paulo, conhecido como a capital da tecnologia. A parceria com os novos distribuidores, contudo, vai facilitar a inserção dos testes em novos laboratórios, contribuindo com o trabalho dos médicos e beneficiando os pacientes.
A expectativa da empresa é ter distribuidores em todo o país, em especial na região Sul e no Distrito Federal.
Para saber mais detalhes sobre o Freelite® ou sobre o menu de exames da Binding Site, clique aqui e entre em contato conosco.