O caminho para construir um laboratório diferenciado passa, necessariamente, pelo conhecimento. Inteirar-se dos assuntos que envolvem o negócio é o primeiro passo para se destacar nesse mercado que é tão competitivo, mas muito promissor.
Considerar a saúde e as necessidades do ser humano, portanto, motivo principal para a existência de um laboratório, é um bom ponto de partida. Como atendê-lo melhor? Que exames poderiam contemplar a lista de um médico dedicado em busca de respostas para o tratamento de seus pacientes?
Se considerarmos o corpo humano como ponto de partida, temos uma direção: depois da água, as proteínas são extremamente importantes para o funcionamento do organismo. Responsáveis por grande parte do metabolismo celular, auxiliam no processo de defesa.
Além disso, desempenham funções estruturais, enzimáticas, de transporte e regulação. As proteínas compõem anticorpos, hormônios, enzimas, fatores de coagulação, hemoglobina, dentre outras.
Sendo assim, conhecê-las e explorá-las é fundamental para melhorar a vida humana. Então, ter na cartela de serviços oferecidos os exames que realizam análises de proteínas especiais, é um excelente caminho para construir um laboratório diferenciado.
Oferecer exames que fazem a quantificação de cadeias leves e livres ou a quantificação de cadeias leves/pesadas das imunoglobulinas, destinados ao diagnóstico e monitoramento de Gamopatias Monoclonais, por exemplo, é uma das formas de destacar o seu laboratório entre os milhares que existem em nosso país.
Em geral, o médico solicita a repetição do exame para fazer o acompanhamento do paciente, se diagnosticar alguma alteração. E, na certa, ao encontrar o laboratório que oferece o teste que ele precisa, o indicará outras vezes.
Característica inerente a um laboratório diferenciado
Um laboratório diferenciado, evidentemente, conta com equipamentos de ponta . Por exemplo, você já ouviu falar do Optilite®, uma plataforma moderna para quantificação de proteínas especiais?
De tamanho compacto e com software intuitivo, o Optlite® garante simplicidade e eficiência aos processos analíticos complexos, otimizando o fluxo de trabalho e gerando resultados mais assertivos, o que torna o processo mais eficaz.
E o menu de testes que se adequam a esta plataforma é bem interessante e cobre duas áreas importantes da Medicina: Gamopatias Monoclonais e Imunodeficiências.
Possivelmente, você já ouviu falar do Freelite®, que quantifica as cadeias leves e livres para diagnóstico de Gamopatias Monoclonais e, em especial, do Mieloma Múltiplo, uma doença de tão difícil diagnóstico.
Na mesma linha, o Hevylite® quantifica as cadeias leves/pesadas das imunoglobulinas e serve para o monitoramento da situação do paciente já diagnosticado.
Também há kits para avaliar o sistema imune – IgA, IgM, IgG, IgD , IgE e as subclasses de IgG e IgA, além dos kits para complemento (CH50, C1 inativador, C1q, C2, C3c e C4), afinal, não é possível afirmar que o paciente tem determinada doença, se não forem utilizados todos os exames de acordo com a suspeita clínica.
Outra possibilidade interessante que o Optilite® traz é a realização de exames para doenças do sistema nervoso central – Albumina, Freelite, Cistatina e Imunoglobulinas no líquor.
Em Nefrologia, por exemplo, pode-se checar a Cistatina, Microalbumina e Beta-2-Microglobulina, além da transferrina. E com o Optilite® você ainda pode disponibilizar exames de proteínas Específicas, tais como PCR, ASO, Fator Reumatóide, Ferritina, Transferrina, Pré-Albumina, entre outras.
Para saber mais detalhes sobre esse equipamento ou sobre os exames, entre em contato conosco. Será muito bom poder compartilhar o nosso conhecimento com você!