No momento, você está visualizando Sistema EXENT®: o novo salto tecnológico no diagnóstico e monitoramento de Gamopatias Monoclonais e do Mieloma Múltiplo

Sistema EXENT®: o novo salto tecnológico no diagnóstico e monitoramento de Gamopatias Monoclonais e do Mieloma Múltiplo

  • Categoria do post:Sem categoria

A tecnologia diagnóstica é fundamental para melhorar a eficiência na detecção de doenças hematológicas, como os diversos tipos de Gamopatias Monoclonais e seu agravamento: o Mieloma Múltiplo.

De tempos em tempos, surge uma nova ferramenta capaz de elevar o patamar diagnóstico, oferecendo simplicidade, ainda mais precisão e segurança aos resultados.

É o que a Binding Site, empresa do grupo Thermo Fisher Scientific, líder mundial em serviços científicos, tem conquistado com o EXENT®, sistema de identificação e medição de proteínas especiais no soro cuja tecnologia base é a espectrometria de massas.

Tudo de forma 100% automatizada, oferecendo um diagnóstico ainda mais rápido e preciso, impactando positivamente a rotina laboratorial e clínica, tornando o diagnóstico ainda mais precoce – e salvando vidas.

Como funciona o EXENT®

Para chegar aos resultados, o Sistema EXENT® utiliza-se da tecnologia de espectrometria de massas MALDI-ToF (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization – Time of Flight) ou, em português, Ionização por Dessorção a Laser Assistida por Matriz – Tempo de Voo.

Essa é uma técnica já utilizada para identificar moléculas, em especial proteínas, peptídeos, lipídeos e açúcares.

Para o diagnóstico do Mieloma Múltiplo, por exemplo, a detecção e quantificação das chamadas proteínas M (monoclonais) é essencial para o sucesso do tratamento.

O processo do EXENT® funciona da seguinte maneira: o plasma colhido do soro do paciente é misturado em uma matriz ao Ensaio GAM EXENT®, reagente que compõe o Sistema EXENT® e atua sobre as células, identificando as imunoglobulinas que as compõem.

Vale lembrar que cada célula plasmática produz uma imunoglobulina única, cujas moléculas são constituídas por duas cadeias pesadas idênticas e duas cadeias leves idênticas (kappa ou lambda).

Na sequência, um laser de alta intensidade incide sobre a matriz. Isso faz com que as imunoglobulinas sejam isoladas por imunopurificação com microesferas paramagnéticas específicas de isotipo.

O próximo passo é desassociar as cadeias pesadas e cadeias leves que compõem as imunoglobulinas. Isso é necessário, pois o baixo peso molecular das cadeias leves as torna ideais para análise por espectrometria de massas Maldi-ToF.

Os espectros de massa resultantes são, então, analisados. Em um paciente sem Gamopatia Monoclonal, são identificados três espectros, referentes às cadeias leves policlonais lambda, kappa e kappa pesada.

Já em um paciente que possui Gamopatia Monoclonal, por detrás desses espectros policlonais, é possível visualizar um pico agudo – que indica a presença de imunoglobulinas monoclonais.

Benefícios para profissionais de saúde e pacientes

O EXENT® reúne uma série de vantagens que impactam a prática clínica e o cuidado ao paciente.

  • Maior sensibilidade: é capaz de detectar a presença de proteína M no soro em concentrações extremamente baixas, possibilitando um diagnóstico mais precoce e preciso do Mieloma Múltiplo.
  • Monitoramento aprimorado: o monitoramento da doença é feito em nível molecular, dando mais precisão e segurança à avaliação de resposta ao tratamento e reduzindo a necessidade de biópsias invasivas da medula óssea.
  • Tomada de decisão aprimorada: diferencia com precisão a proteína M de outros elementos, otimizando a escolha terapêutica.
  • Abordagem proativa: possíveis recaídas são detectadas precocemente, permitindo ajustes mais rápidos e personalizados no tratamento.
  • Diferenciação entre as doenças: o EXENT® facilita a distinção entre as Gamopatias Monoclonais de Significado Indeterminado (MGUS), o Mieloma Múltiplo e outras doenças, ajudando a evitar diagnósticos inconclusivos e exames adicionais desnecessários.
  • Automatização: reduz a carga de trabalho manual e dá mais eficiência operacional aos laboratórios, diminuindo o tempo demandado a todo o processo.

Exames tradicionais como a imunofixação e a eletroforese de proteínas não são automatizados e não tem a quantificação como base, pois requerem uma análise visual e passível de subjetividade do hematologista. Ou seja, a imprecisão é muito maior.

“A grande sensibilidade do EXENT® possibilita quantificar e monitorar mesmo níveis muito baixos de proteína M, o que é fundamental para se diagnosticar e monitorar o Mieloma Múltiplo”, e com a vantagem da utilização de amostras de soro, explica a diretora científica da Binding Site Brasil, Dra. Elyara Soares.

Contato

Deseja saber mais sobre o Sistema EXENT®? Entre em contato.