O ano era 2001. A FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, aprovava o Freelite®, exame para quantificação de cadeias leves livres kappa e lambda no soro, com indicação para diagnóstico e monitoramento do Mieloma Múltiplo (MM).
A ação, que coroava os muitos anos de trabalho da Binding Site em parceria com pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, marcava o início de uma temporada de inovação em diagnóstico, facilitando o dia a dia dos médicos e possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Em 20 anos, o Freelite® atingiu a marca de 3 mil clientes em mais de 100 países. Com sede global em Birmingham, no Reino Unido, a Binding Site é especializada em soluções médicas inovadoras que aprimoram o diagnóstico precoce e o monitoramento dos pacientes com cânceres do sangue e doenças imunológicas.
Atualmente, a empresa tem presença direta em mais de 25 países e nos últimos 5 anos registrou um crescimento de 100% em seu faturamento, gerando mais de £ 150 milhões em receita para investir em novos produtos e, claro, nas pessoas.
Freelite® no Brasil
Além de celebrar os 20 anos de aprovação do Freelite® pela FDA, em 2021 a Binding Site celebra os 11 anos desde o 1º registro do exame para uso no Brasil. São 11 anos de facilidade para o diagnóstico e monitoramento do MM. Os testes foram disponibilizados em hospitais, laboratórios, universidades e laboratórios de apoio.
Atualmente, renomadas instituições no Brasil já utilizam Freelite®, entre elas: Hospital Albert Einstein, Hospital das Clínicas (USP), Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), Grupo Fleury Medicina e Saúde, Grupo Diagnósticos da América (DASA), Diagnósticos do Brasil (DB), Neurolife (RJ) e Instituto Nacional do Câncer (INCA-RJ).
O compromisso com a qualidade é fundamental para a empresa, que possui três certificados, dois dos quais são ISO padrões. Não foi à toa que a Binding Site conquistou quatro Queen Awards (Prêmio da Rainha) para crescimento das exportações e inovação.
O reconhecimento e a aceitação do Freelite® foram tão grandes, que hoje mais de 34 milhões de testes são produzidos anualmente. E o exame Freelite® já foi citado em mais de 3 mil publicações.
Relação kappa/lambda
A relação kappa/lambda anormal é um importante indicativo para os médicos no diagnóstico de Gamopatias Monoclonais/Imunodeficiências.
O kit de Freelite® kappa e lambda destina-se à medição quantitativa in vitro de cadeias leves livres Kappa/lambda em soro (no sangue), ou plasma, para o analisador Optilite da Binding Site.
A medição das cadeias leves livres auxilia no diagnóstico e monitoramento de Mieloma Múltiplo, neoplasias linfocíticas, macroglobulinemia de Waldenström, amiloidose AL, doença por deposição de cadeia leve, mieloma múltiplo latente, gamopatia monoclonal de significado indeterminado e imunodeficiências como lúpus eritematoso sistêmico, associados a outros achados laboratoriais e clínicos.
Já o Freelite® Mx é destinado ao diagnóstico de doenças do Sistema Nervoso Central. Nesse caso, o kit destina-se à medição quantitativa in vitro de cadeias leves livres Kappa/lambda em soro, plasma, urina ou líquor para o analisador Optilite da Binding Site. Além de auxiliar no diagnóstico e monitoramento das doenças relacionadas acima, o Freelite® MX para amostras de líquor auxilia na caracterização da síntese intratecal de imunoglobulinas, facilitando o diagnóstico da Esclerose Múltipla.
Para conhecer a Binding Site ou saber mais detalhes sobre o Freelite®, entre em contato conosco.