Tanto o EXENT® quanto o Optilite® são tecnologias avançadas da Binding Site para o diagnóstico e monitoramento de doenças hematológicas como o Mieloma Múltiplo e outras Gamopatias Monoclonais.
Trata-se, no entanto, de técnicas e metodologias diferentes que, justamente por isso, são complementares. Uma não chegou para substituir a outra – e sim para se avançar ainda mais na precisão diagnóstica.
Enquanto o EXENT® é extremamente sensível para detectar a mais diminuta quantidade de imunoglobulina, por meio da razão massa-carga da amostra, o Optilite® foca em concentrações maiores e mais abrangentes.
Por isso, o EXENT® não chega para substituir o Optilite®, e sim para detalhar ainda mais a análise. Tanto que no laudo final do exame, são integrados os valores obtidos em ambos os equipamentos.
Abaixo, conheça algumas diferenças entre ambos e entenda por que eles se complementam:
Tecnologia utilizada
- Optilite®: tem como base tecnológica a turbidimetria para a quantificação de proteínas especiais, como as cadeias leves livres kappa e lambda no soro.
- EXENT®: baseia-se na espectrometria de massa (MALDI-ToF), possibilitando uma identificação ainda mais detalhada da proteína M e suas alterações.
Sensibilidade e especificidade
- Optilite®: altamente sensível na quantificação de proteínas.
- EXENT®: altamente sensível na quantificação de proteínas e maior especificidade na identificação de subtipos de proteínas M e de pequenas variações estruturais.
Aplicação clínica
- Optilite®: quantificação precisa das imunoglobulinas e das cadeias leves livres (kappa e lambda), utilizado no diagnóstico e monitoramento de MGUS e do Mieloma Múltiplo.
- EXENT®: especializado na detecção e caracterização da proteína M, diferenciando entre clones monoclonais e policlonais. Identifica ainda modificações pós-traducionais e clones secundários.
Ou seja, quando o EXENT® e o Optilite® são utilizados em conjunto, é possível se fazer tanto uma medição quantitativa de imunoglobulinas IgG, IgA e IgM, quanto qualitativa de IgG, IgA, IgM, kappa total e lambda total.
Solução
De acordo com a International Myeloma Foundation (IMF), mais de 176 mil novos casos de Mieloma Múltiplo são registrados por ano em todo o mundo.
O avanço no tratamento alcançado nos últimos anos está fazendo com que muitos pacientes atinjam concentrações de proteína M abaixo dos limites detectáveis pelas técnicas convencionais.
Porém, mesmo dentro deste grupo, persistem diferenças significativas na progressão da doença – o que sugere que as tecnologias atuais não estão conseguindo identificar a doença residual.
O Sistema EXENT® foi pensado e criado justamente para atender essa necessidade clínica até então não suprida, oferecendo métodos de análise ainda mais sensíveis, que auxiliam a diferenciar subgrupos de pacientes.
Dessa maneira, a chegada do Sistema EXENT® oferece mais recursos para que o diagnóstico e o monitoramento do Mieloma Múltiplo e outras Gamopatias Monoclonais sejam os mais minuciosos possíveis.
É a tecnologia a favor da vida!
Contato
Deseja saber mais sobre as soluções da Binding Site? Entre em contato.